MetaRed Brasil é uma organização das universidades públicas e privadas brasileiras, com o objetivo de servir como local de encontro, debate, reflexão e trabalho colaborativo sobre o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas universidades brasileiras. , com total respeito ao princípio da autonomia da universidade e, portanto, respeitando a liberdade individual de cada universidade para tomar suas próprias decisões, além das recomendações ou boas práticas que emanam do MetaRed.

O MetaRed nasceu por proposta de algumas universidades brasileiras e com o apoio da Universia, com base em experiências semelhantes em outros países como Espanha (Crue-Tic), México (AnuiesTic), entre outros, e baseia-se na preocupação e conscientização das universidades sobre o papel que as tecnologias desempenham em suas instituições, o MetaRed, facilitando uma colaboração mais estreita entre as universidades.

Missão da MetaRed

– Fomentar a colaboração no âmbito das tecnologias da informação e comunicações entre as diferentes Universidades associadas à MetaRed.

– Ajudar as Universidades a melhorar a sua competitividade e eficácia, facilitando ferramentas próprias do ambiente universitário que auxiliem as universidades a analisar e implementar boas práticas de governo das TI.

– Documentar e publicitar boas práticas de utilização das TI nas universidades e realizar prospetiva tecnológica.

– Promover, realizar e publicar estudos.

– Criar foros de estudo, aprendizagem e debate, em assuntos do seu âmbito.

– Colaborar com as Administrações Públicas Brasileiras e outros organismos e instituições em temas de interesse MetaRed, assim como com associações, empresas e foros relacionados com as TIC.

– Fomentar a colaboração a nível internacional com Universidades e redes similares, especialmente ibero-americanas e pertencentes à rede Universia.

– Quaisquer outras que derivem ou se relacionem com as anteriores no âmbito exclusivo das TIC.