Comitê executivo

O comitê executivo está presidido por um Reitor de uma universidade Brasileira, designado pelo plenário. O comitê executivo atual está composto por:

 


Presidente
Sr. Hermes Ferreira Figueiredo
Presidente da SEMESP, Presidente Grupo Cruzeiro do Sul

Secretário executivo
Sr. Fabio Reis
Diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação SEMESP

Vogal
Domingos Sávio Alcântara Machado
Diretor de Inteligência Competitiva. Grupo Tiradentes de Educação

Vogal
Marco Antonio Garcia de Carvalho
Coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais. UNICAMP

Vogal
César Fava
Coordenador do Seminário de Tecnologia. SEMESP

Vogal
Rodrigo de Grazia Bacha Estevam
Director de Tecnologia da Informaçao. UNICESUMAR

Funções do comité executivo

– Programar e desenvolver as propostas e acordos da MetaRed

– Propor ao Plenário a constituição de Grupos de Trabalho, promover a sua coordenação, assim como a sua possível representatividade no próprio comité executivo.

– Elaborar a Proposta de Memória de Atividades da MetaRed e a sua proposta de financiamento que deverá ser elevada ao Plenário para aprovação.

– Coordenar a realização de uma proposta de planificação anual de atividades e do seu financiamento.

– Exercer as funções atribuídas ao Plenário da MetaRed, nos casos de extraordinária e urgente necessidade, informando das decisões na primeira sessão que celebre este órgão para a sua ratificação.

– Designar ao Coordenador Técnico do Comité conforme o previsto na presente Regulamentação.

– Todas as funções delegadas pelo Plenário da MetaRed.

Plenário

O Plenário é o máximo órgão de decisão da MetaRed, está constituído por:

– Um Presidente, Reitor de uma Universidade Portuguesa, designado pelo Plenário.

– Um membro por cada uma das Universidades associadas, designado expressamente pelo seu respetivo Reitor, preferivelmente membro da sua Equipa de Direção ou CIO da Universidade.

Atuará como suporte técnico do Plenário, para gestão de listas, inscrição de membros de universidades, gestão do espaço Web e resolução de controvérsias com um representante de Universia Portugal.

Funções do Plenário

– Planificar a organização, funcionamento e atividades da MetaRed.

– Eleger os Vogais do Comité Executivo.

– Criar e suprimir Grupos de Trabalho, segundo proposta do Comité Executivo.

– Aprovar a Proposta de Memória de Atividades MetaRed, a sua planificação anual e financiamento se é procedente.

– Elaborar o Regulamento Interno da MetaRed.

 Reuniões do Plenário

– O Plenário da MetaRed reunir-se-á em sessão ordinária pelo menos uma vez por ano, e em sessão extraordinária sempre que o Presidente assim resolva, solicite o Comité Executivo, ou 30% dos seus membros.

– As sessões do Plenário deverão ser convocadas por correio eletrónico pelo Coordenador Técnico, por ordem do Presidente, com um mínimo de quinze dias seguidos antes da data da reunião.

– A válida constituição do Plenário exigirá a presença de pelo menos um terço dos seus membros, e os acordos serão alcançados por maioria simples.

– Além dos membros designados pelas universidades, poderão ser convocados outros membros por cada uma das Universidades associadas, com voz, mas sem voto, que deverão ter perfil técnico, designados expressamente pelo seu respetivo Reitor.

– Poderão assistir a uma sessão concreta, com voz, mas sem voto, outras pessoas competentes relacionadas com a matéria a tratar, sempre e quando tenham sido convidadas formal e expressamente pelo Comité Executivo da MetaRed.

– Cada Universidade, independentemente do número de pessoas participantes no Plenário, disporá de um único voto, quando este for necessário, que ostentará o representante designado ou a pessoa em quem delegue o Reitor de cada Universidade.